O Que faz um terapeuta Tântrico?

A terapêutica tântrica mesmo nos dias de hoje muitas vezes acaba sendo mal interpretada e deturpada por muitas pessoas e línguas ao redor do mundo. Quando o assunto se trata de Tantra, mencioná-la fora de hora ou lugar pode causar desconforto, constrangimento, ou até risadinhas quase infantis dadas por adultos crescidos porém desinformados.

Podemos falar que existe uma certa resistência, preconceito, e nessa onda de preconceitos entra também a figura do terapeuta tântrico.

O que faz? Como trabalha? Quem ele atende? Com o que ele lida? Uma série de interrogações surgem na cabeça do leigo que, quando não se informa, imagina respostas tenebrosas!

Esse artigo busca esclarecer um pouco alguns pontos e desmistificar a imagem do Tantra e a figura do seu terapeuta

E, para começar, deixo claro o que um terapeuta tântrico não faz: sexo. Se você comparecer a uma sessão de terapia tântrica esperando por isso, sairá muito frustrado. Da mesma forma, se receber esse tipo de abordagem da pessoa que o atender, saiba que você não esteve diante de um profissional sério (sequer diante de um profissional).

O papel do terapeuta tântrico deve ser o de desprogramar conceitos, de quebrar paradigmas e limpar seu corpo dos condicionamentos que ele tenha a respeito dos estímulos que recebe. E isso não se faz com uma transa, mas sim com técnicas que, ao serem aplicadas, alteram a bioquímica e a percepção que temos do nosso corpo.

O terapeuta tântrico vai trabalhar com a sua sexualidade, não com sexo

Para isso o Tantra apresenta uma série de recursos que foram sistematizados nessa terapêutica. Uma dessas ferramentas são as meditações.

Elas ajudam a dissolver as couraças que as emoções ruins, as repressões e outras experiências criam no nosso corpo, tornando-o mais leve, limpando-o das somatizações que esses sentimentos desagradáveis possam causar.

Além disso, essas meditações trabalham a produção hormonal de diversas glândulas, gerando descargas de serotonina, oxitocina e outros hormônios ligados ao prazer e à alegria.

Outro trabalho desenvolvido por esse terapeuta é a massagem tântrica

A massagem tântrica tem propósitos diferentes de uma massagem convencional; sua função é trazer novas sensações e ressignificar o prazer sentido pelo corpo. Em uma primeira etapa, a massagem tântrica busca espalhar a sensação orgástica por todo o organismo, encadeando nesse processo agrupamentos musculares nunca antes utilizados no orgasmo. Continue reading “O Que faz um terapeuta Tântrico?”